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MONTAGEM DA VAN | PARTE #5

ELÉTRICA

ENERGIA SOLAR

Quando decidimos trocar o carro e partir para algo maior, uma questão em comum entre a gente foi a autonomia. Seja ela, hidráulica ou elétrica.

No caso da nossa geração de energia elétrica, vamos contar com 3 painéis fotovoltaicos de 150w cada. Esses painéis medem 148x68cm, na configuração que nós escolhemos, couberam três da seguinte forma: 

Um em cima da cabine e dois que ficam no centro do carro.

Para fixar as placas no carro, nós arrebitamos uma cantoneira de alumínio e reforçamos a fixação com cola PU, para depois parafusa-las na outra cantoneira da van.  Elas entraram bem justas, e ficaram bem próximas ao teto do carro, minimizando o atrito do ar sobre elas.

Antes de parafusar as placas, nós tivemos que parafusar o teto do carro para a passagem dos fios e posteriormente fazer a interligação dos mesmos. Após a passagem dos fios nós passamos cola PU para evitar qualquer tipo de infiltração.

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Essas 3 placas, em um dia de céu limpo, vão gerar no máximo, 24ah. E elas tem a função de carregar nossas duas baterias estacionárias de 220ah cada.

Para que essa amperagem chegue até as baterias, é necessário investir em um bom controlador de carga. De início, peguei um que dizia ser MPPT de 60a por cerca R$ 290 (Controlador menor e azul da foto abaixo). Após toda a instalação das placas, passagem e interligação dos fios, chegou a hora de testar. E aí esse controlador barato, não funcionou. Então, o Lucas do projeto Motorhome O Sonho retirou o controlador do ônibus dele e trouxe pra gente testar e comprovar que o controlador barato, realmente não estava funcionando.

Após a constatação do problema, fizemos a devolução e compramos outro que custou pouco mais de 2x o valor. Porém, agora temos a garantia de saber que investimos em um produto de qualidade que está funcionando perfeitamente no nosso sistema. Esse novo controlador possui quase o triplo do tamanho do outro, sendo que esse modelo tem capacidade para 40a.

Depois de todos os aparelhos instalados, fizemos o teste de autonomia. Deixamos alguns equipamentos ligados a noite toda e acompanhamos o nível da bateria. No dia seguinte, quando chegava por volta de 10 horas da manhã as baterias já estavam carregadas e em modo flutuação. 

Outro teste que fizemos foi durante 3 dias chuvosos, onde as placas quase não eram carregadas e as baterias não baixaram de 12.3v o que significa situação normal. Portanto, até o momento, o sistema está suprindo a nossa necessidade que conta com luzes de led, várias tomadas e uma geladeira de 110v.

Confira mais detalhes sobre a instalação das placas solares no vídeo a seguir:

 

DISTRIBUIÇÃO E DIVISÃO

Toda energia gerada será distribuída de duas formas: uma através de um inversor de 4000w que vai transformar 12v (voltagem das baterias) para 110v (voltagem que vamos usar nas tomadas com alguns aparelhos como: Geladeira, carregador de celular, carregador de notebook, exaustor do banheiro, spots de luz, etc.)

E a segunda forma é através do LOAD do controlador de carga que vai distribuir energia 12v para o nosso climatizador, clarabóia, bomba de água e luz externa.

Nas duas formas de energia nos precavemos com alguns itens de segurança. Tudo que é 110v está divido entre 4 disjuntores, sendo 3 de 16a para as lâmpadas, tomadas e banheiro (luz e exaustor) e um de 20a para uma tomada que fica na área de serviço para uma futura ligação de máquina de lavar.

Já para a ligação de 12v, instalamos uma caixa de fusível universal para colocar cada aparelho com um fusível com sua determinada amperagem. Dessa forma, se houver qualquer tipo de curto, o que vai queimar são os fusíveis e não os aparelhos.

Com isso tudo, nosso sistema já está concluído e funcionando perfeitamente. Os testes que fizemos são muito importantes, mas é no dia a dia que vamos ter a real certeza do êxito com o nosso sistema de energia.

O vídeo a seguir mostra como ficou toda a instalação e distribuição de energia para o nosso motorhome:

GASTOS DESSA ETAPA

3x Placas solares de 150w - R$ 1.001,61

2x Baterias estacionárias 220a (Semi-novas) - R$ 1.200,00

1x Controlador de carga 40a - R$ 734,44 

1x Inversor de 4000w 12/127v - R$ 395,90

20x Metros de cabo 6mm azul e vermelho - R$ 55,00

3x Interruptores simples - R$ 21,21

2x Tomadas simples - R$ 17,11

6x Tomadas duplas - R$ 75,94

4x Terminais para ligação nas baterias - R$ 32,00

6x Terminais 10mm - R$ 18,00

1x Fita isolante - R$ 5,00

1x Rolo de fio bipolar 2x16mm - R$ 78,00

20x Terminais de encaixe fêmea - R$ 5,00

1x Caixa de fusível universal 8 vias - R$ 73,62

1x Pacote de abraçadeira de nylon - R$ 3,50

1x Pacote de fixador auto-adesivo - R$ 42,21

7x Spots led 6w bivolt - R$ 101,98

10x Metros de conduite cinza 1/2 - R$ 7,00

4x Terminais 25mm - R$ 12,00

3x Metros de cabo 16mm - R$ 30,00

50x Metros de fio paralelo 15mm - R$ 51,00

2x Plug de tomada 10a - R$ 12,00

1x Barramento - R$ 6,62

3x Disjuntores 16a - R$ 12,99

1x Disjuntor de 20a - R$ 4,33

1x Trilho para disjuntor - R$ 1,83

3x Cantoneiras de alumínio 3/4 - R$ 33,00

1x Cola PU - R$ 18,90

Total: R$ 4.050,19

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