TOP 10: Dez cidades mais incríveis da Argentina + bônus
top of page
  • Foto do escritorDo Norte Ao Norte

TOP 10: Dez cidades mais incríveis da Argentina + bônus

Atualizado: 15 de nov. de 2023

A Argentina é um país incrível, e tivemos a oportunidade de conhece-lo praticamente de Norte a Sul. Começamos pela gigante Buenos Aires, descemos a Ruta 3 em direção ao fim do mundo, o Ushuaia e depois fomos subindo a Ruta 40, e por diversas vezes cruzamos a fronteira com o Chile. Por fim, chegamos na cidade de Purmamarca bem ao Norte do país. A ideia era completar a Ruta 40 até La Quiaca e depois entrar definitivamente pro Chile. Mas infelizmente, tivemos que voltar para o Brasil por conta da Pandemia. Mas com certeza, esse pedacinho do Norte Argentino não ficará de fora da nossa lista.

Decidimos então, fazer um ranking das melhores cidades da Argentina, segundo a nossa opinião e a experiência que tivemos em cada uma delas. Essa lista está longe de ser um comparativo, até porque foi super difícil decidir a posição de cada uma 😉


# 10 MENDOZA | Província de Mendoza

Mendoza é centro da região vinícola do país

Nem éramos tão amantes de vinhos assim. Mas uma vez na Argentina, você se sente praticamente obrigado a começar a desfrutar dessa bebida tão popular por lá. Por isso, começamos essa lista com a capital dos vinhos Argentinos. Pra quem ama a bebida, lá é o paraíso. Não só pela quantidade quase que infinita (+- 130) de bodegas (vinícolas), mas principalmente pelo preço super em conta e na qualidade dos vinhos.

Mas engana-se que a cidade gira em torno apenas dos vinhos. Ela oferece muito mais que apenas vinícolas. No verão, da pra fazer vários esportes de aventura como rafting e trilhas. Já no inverno, há estações de esqui bem próximas como Los Penitentes e Las Leñas. Fomos no verão, mas definitivamente está na lista uma visita no inverno.


#9 EL BOLSÓN | Província de Rio Negro

Cerro Amigo em El Bolsón

Uma das cidades mais aconchegantes da Patagônia Argentina. El Bolsón fica a 120km da famosa cidade de Bariloche. Além do aconchego, tem um outro fator que nos fez gostar bastante desse lugar: as cervejas artesanais. Tá parecendo que preparamos a lista só por causa da cachaças, né? Pode ser!

Mas é fato que a Patagônia Argentina é recheada de boas cervejas artesanais, e El Bolsón é uma dessas. O clima dessa cidadezinha é algo encantador, El Bolsón é habitada por muitos hippies que foram pra lá com o intuito de iniciar projetos alternativos de sustentabilidade. Quer sentir o clima típico de uma cidade pequena da Patagônia? Vá para El Bolsón. Acima, algumas fotos da estrada que liga El Bolsón a Bariloche.


#8 VILLA LA ANGOSTURA | Província de Neuquén

Estrada que liga Bariloche a Villa La Angostura

Chegamos em Villa La Angostura no verão Argentino, não era calor como no Brasil, mas era um domingo e o dia lindo de sol pedia um banho numa praia no lago de degelo. Fomos atrás e encontramos um dia típico de praia na Argentina. Parecia que estávamos no Brasil, se não fosse a água extremamente gelada do Lago Correntoso.

A cidade lembra a badalada Bariloche, mas aqui achamos que tem um ar menos turístico e exploratório. Se você estiver passando pela Ruta 40, é parada obrigatória.


#7 CAFAYATE | Província de Salta

Quebrada de Las Conhas na Ruta 68

Mais uma cidade com a bebida como base da nossa visita 🤣🤣. Mais um lugar com belíssimas vinícolas e surpreendentes paisagens ao redor. Aqui, já estamos no Norte Argentino. A vegetação e o clima já são completamente diferentes da região patagônica. A cidade respira cultura e uma culinária deliciosa, parece que já estamos entrando em um outro país. E são essas coisas que nos fizeram se apaixonar pela Argentina.

Não podemos esquecer de mencionar, que é quase que obrigatório um passeio por uma das estradas mais lindas que já passamos em 4 anos de viagem. A Quebrada de Las Conchas ou Ruta 68, vai cortando vales e paredões vermelhos que seguem o leito do rio. A paisagem é surreal, onde o relevo foi esculpido pelas movimentações tectônicas e erosões de milhares de anos. Destaque para algumas como: Garganta Del Diablo e Anfiteatro, nesse quase sempre tem algum artista usufruindo da inigualável acústica do lugar. É simplesmente de arrepiar.


#6 PURMAMARCA | Província de Jujuy

Cerro de los Siete Colores

Assim como Cafayate, Purmamarca fica bem ao norte do país e suas características de fauna, flora e cultura já são bem distintas do que ficou la na região patagônica. As cores e o ar por aqui são mais quentes, a cultura e costumes já se assemelham bastante com o que conhecemos dos povos vizinhos da Bolívia e Peru. Podemos dizer que essa é a cidade mais pitoresca da Argentina. Um dos maiores atrativos da cidade, é o Cerro de los Siete Colores, que fica apenas a 2km do centro da cidade. Além do Cerro, vale a pena sair andando sem rumo nas ruazinha e se perder entre as diversas lojinhas da cidade.


# 5 VILLA GEN BELGRANO | Província de Córdoba

Oktoberfest na Villa General Belgrano

Tá! Agora com toda a certeza vocês vão dizer que essa lista foi feita por questões alcoólicas 🤣🤣🤣. Mas o fato é que essa cidade ficou marcada na nossa viagem, pois tivemos a sorte de conhecer a Oktoberfest Argentina, ou Fiesta Nacional de La Cerveza. A cidade pode ser mais conhecida por conta da festa, mas a verdade é que o lugar tem uma vibe muito gostosa. Cidade tranquila e muito bem organizada com aquele ar de cidade alemã (nunca fomos, mas imagino que seja assim 😁 ).

Se no seu trajeto pela Argentina não está a Villa General Belgrano, acho bom você incluir, pois temos certeza que não irá se arrepender, principalmente se for na época do Oktoberfest que acontece geralmente no fim de setembro e começo de outubro.

# 4 SAN MARTIN DE LOS ANDES | Província de Neuquén


Como dissemos ali no inicio do post, essa lista não tem nenhum intuito comparativo. Até porque foi super difícil só escolher 10. Mas escolhemos San Martin de Los Andes como a cidade mais bonita de todas que conhecemos na Argentina. Super limpa, organizada, segura e linda! As casas e comércios preservam aquele ar de cidade de montanha. Fora toda a natureza ao redor de San Martin, parece que foi tudo minimamente planejado e muito bem executado.

Não chegamos a fazer nenhum passeio ou atrações do local, que com toda a certeza vai fazer você se apaixonar mais ainda por San Martin. Outra coisa que nos chamou a atenção na cidade era a quantidade de motorhomes, campervans e todo tipo de caravanismo pela cidade nessa época de verão em San Martin de Los Andes.

#3 BUENOS AIRES | Província de Buenos Aires

A grande capital argentina não podia ficar de fora dessa lista. Buenos Aires tem tudo que um viajante gosta: comida boa, boa estrutura de locomoção e segurança. Pelo menos foi isso que sentimos nos 20 dias que ficamos na capital. Sim! Nós ficamos por mais de duas semanas estacionados com nosso Motorhome em uma das maiores capitais da América do Sul. Acredito que tenha sido por isso que ela ficou dentro dessa lista tão disputada.


Com certeza, Buenos Aires é uma das primeiras cidades estrangeiras escolhida por brasileiros como o primeiro destino internacional. Podem ter certeza que nossos hermanos estão muito bem preparados pra nos receber de braços abertos. Apesar de todos os pontos turísticos serem bem turísticos, ainda assim vale a pena visita-los, por que são lindos e culturalmente diferenciados.


#2 EL CALAFATE | Província de Santa Cruz

Glaciar Perito Moreno

A cidade do imponente Glaciar Perito Moreno é obrigação em qualquer lista que fale sobre Argentina. Podemos dizer com toda a certeza que o mundo inteiro deveria conhecer esse fenômeno da natureza.

El Calafate recebe turistas do mundo todo e está muito bem preparada pra isso. Com bares, restaurantes e ótimas hospedagens. Assim como toda a cidade da Patagônia, por aqui não seria diferente: segurança, organização e limpeza.


#1 USHUAIA | Província de Tierra Del Fuego

É até difícil descrever o que é Ushuaia na nossa vida de estrada. É lá e no Alaska que quase todo viajante de carro quer chegar. É um sonho e objetivo de viagem, e, com a gente não foi diferente.

Ushuaia está no topo da nossa lista mais pelo significado do que pela cidade em si. Não que a cidade não seja legal, longe demais disso. Mas porque como já comentamos aí no post, algumas das outras cidades são mais organizadas, bonitas e etc. Mas Ushuaia conta com todo o suporte que um viajante precisa. Bons restaurantes, bares e hospedagens. Pra quem viaja de Motorhome, tem vários estacionamentos gratuitos pela cidade e super seguros. Cenários perfeitos pra uma boa experiência. Foi isso que tivemos nos 28 dias que passamos lá. Aproveitamos várias atrações locais, mas ainda falta muita coisa pra conhecer que com toda certeza ficará numa breve e próxima viagem.


BÔNUS: EL CHALTÉN | Província de Santa Cruz

Muita gente deve ter se perguntado: Mas e El Chaltén, a capital do trekking argentino?

Claro que não vai ficar de fora! Só que não colocamos diretamente na lista, pois não conseguimos fazer nenhuma trilha no Parque, que diga-se de passagem, a cidade fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares.


Por isso, fica aqui o registro pra quem quer conhecer, algo que também faremos novamente com toda a certeza.

Portanto, essa foram as 11 cidades que decidimos colocar nessa lista, ficaram algumas de fora como Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires, a famosa Bariloche, entre outras. Conta pra gente quais dessas cidades você conhece e qual cidade faltou nessa lista, na sua opinião?


906 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page